Publicado em: 12/06/2013
PLANO DIRETOR DE NERÓPOLIS COMPLETA CINCO ANOS, SOB ELOGIOS DE TÉCNICOS E AUTORIDADES
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Sob o comando técnico da Arquiteta neropolina, Izair Sartin, um minucioso trabalho, que durou dois anos, gerando nada menos de que seiscentas páginas, onde se traçou uma verdadeira radiografia de todo o Município, rua por rua, bairro por bairro e de todos os setores rurais, redundou num importantíssimo documento, que todo neropolino merecia ter a oportunidade de conhecer.

Iniciando com um levantamento geral, que analisou as condições das moradias existentes, a situação geográfica de cada setor, a condição sócio e econômica dos moradores, a falta de saneamento básico de toda a Cidade, a capacidade de fornecimento de agua tratada pelo Município, os prédios públicos existentes, as condições das estradas rurais, e enfim, tudo aquilo que compunha o Município naquele período, o Grupo de Trabalho partiu a seguir, para a busca e indicação de soluções.

Todo o trabalho, que envolveu inúmeras reuniões com pessoas dos mais diversos segmentos sociais, foi ilustrado com fotografias, gráficos e mapas de cada setor da Cidade, incluindo ainda a zona rural.

A Equipe que contou ainda com os trabalhos do Secretário Municipal José Rones, Vereadores Calismar Pereira e Ivaldo Ribeiro, servidores do Município Fernanda Teodoro, Reinaldo Cardoso, Thiago Mizael dos Santos e Pedro Carneiro, laborou duro, por mais de vinte meses, para conseguir entregar os trabalhos dentro do prazo estabelecido, viabilizando assim, as condições para a aprovação, por lei, do Plano Diretor.

A Arquiteta Izair contou também com o apoio técnico das professoras Márcia Ricardo e Eleuza Mercedes, do Agrônomo Roberto Andrade, do Zootecnista Fernando Coelho, do Oifical do Cartório de Refistro de Imóveis, Mauro Velasco, e do Professor Cristovão Giovane Bugarelli da Universidade Federal de Goiás, que ficou responsável pela correção e revisão dos textos.

Outros apoios de grande importância foram encontrados junto aos promotores Dr. José Antonio, Dra Elaine Trevissan e ainda no Ministério das Cidades, através da Arquiteta e Urbanista, Dra. Raquel Rolnik, que é também professora titular da USP.

Os estudos técnicos jurídicos, ficaram a cargo do Dr. Pedro Carneiro, marido de Izair, assessor Jurídico da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás, que além de estudioso e muito dedicado, é também um apaixonado por Nerópolis.

Entre os principais problemas detectados pelos estudos, a Arquiteta Izair Sartin destacou, entre tantos, a falta de esgoto sanitário, o perigo da escassez de água potável, a falta de um aterro sanitário, a prática do desmembramento de áreas, para loteamentos, sem o respeito das exigências legais de reserva de áreas institucionais, e os perigos para a saúde e a vida dos neropolinos, pela existência de gás metano no lixão e até mesmo nas instalações abandonadas de nosso esgoto sanitário, e as intoxicações por consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos e ureia existentes em nossos mananciais de agua.

Outra preocupação demonstrada nos trabalhos, diz respeito a exarada retirada de água de nosso subsolo, por meio de poços artesianos, e semi artesianos, também já contaminados pelas milhares de fossas aqui existentes, e ainda, pelo perigo geológico da retirada de água do Aquífero, 15.000 litros/hora, pela Saneago, como vem acontecendo através de dois gigantescos poços artesianos, em nossa Cidade.

Entre as principais diretrizes apontadas pelos trabalhos do Plano Diretor, para o desenvolvimento econômico do Município, podemos destacar a recomendação de uma nova captação de agua, a ser tratada (ETA) e distribuída a pelo menos a 80% da população, até o ano de 2012; A implantação de esgoto, com tratamento, a ser disponibilizado a pelo menos 60% da população; Construção de um Anel Rodoviário, e etc.

Com todos esses cuidados, com o excelente corpo de colaboradores, com a minuciosa pesquisa realizada e com toda a dedicação do Grupo de trabalhos comandados pela Arquiteta Iza Sartin, justos foram os elogios da Promotora Dra. Suelene Carneiro, do Núcleo do Meio Ambiente, do Ministério Público, na Capital, da Mestre Dra. Raquel , da USP, e do Professor Cristovão Bugarelli, da UFG, que expressaram admiração pelo profissionalismo e a profundidade dos estudos contidos no documento, considerando o Plano Diretor de Nerópolis, como um dos melhores de todo o interior do Brasil.

Para se ter apenas uma pequena visão da grandiosidade dos trabalhos, mostramos abaixo a digitalização de parte das pesquisas, referente ao Setor Dom Felipe I, como exemplo do que fora retratado, em cada setor ou região do Município.
























 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com