Publicado em: 25/06/2013
GUARDA MIRIM
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Criada no ano de 1991, pelo então Prefeito Dr. Paulin, a corporação de adolescentes, que já passou a fazer parte do cotidiano de nossa Cidade, recebeu a denominação de Guarda Iron Inácio de Brito, em homenagem a um importante pioneiro de nosso município, que se destacou como comerciante, líder político e grande incentivador cultural, com especial atenção para a Banda de Música da Cidade.

Durante o mandato de Paulo Bernardes, os componentes da Guarda Mirim recebiam um incentivo de meio salário mínimo por mês, uniformes, calçados apropriados para os exercícios físicos, e usos diários, e ainda lanches e refeições.

No ano de 1992, aconteceu uma solenidade de formatura da Segunda Turma da Guarda, quando a mesa oficial fora composta pelo Sr. Prefeito e Primeira Dama, o Presidente da Câmara, a Psicóloga da Corporação, Maria José Goulart, Dr. Rosiron de Brito, filho do Patrono da Guarda Mirim Iron Inácio de Brito, e pela Comandante da Tropa, Luciana Silva, uma ex integrante da Corporação, remanescente da Turma de 1991.

Após a saída do Prefeito, criador da Corporação, a Guarda passou por períodos de inatividades, voltando a ser incrementada no governo de Gil Tavarez, sendo que, nesta nova gestão, sob o comando do Prefeito Fabiano, o Projeto vem sendo também muito valorizado.

Embora não tendo a função específica de prestar serviços, uma vez que foi idealizada para garantir uma melhor educação, maiores conhecimentos gerais e noções de civismo ao Grupo de Jovens, a corporação vem assumindo inúmeras funções de ordens sociais junto ao Município.

Após fazerem os seus deveres escolares supervisionados, os jovens soldados são escalados para importantes funções, em especial a de prestar ajuda no trânsito, nas portas das escolas e repartições públicas da Cidade.

A agremiação conta, no momento, com 168 componentes de 11 a 16 anos de idade, frequentando o Projeto no contra turno escolar, de segunda a sexta-feira, onde os alunos recebem orientação sobre vários temas, entre eles Ordem Unida, Noções de Primeiros Socorros, Noções de Sinalização de Trânsito, Higiene Pessoal e Domestica, Disciplina, Cidadania, Civismo, Aulas de Música e etc.

Sob a Coordenação Geral de Florisvaldo Carbonato, que conta com os trabalhos do dedicado e muito competente Professor Antônio Coelho, na Coordenação Pedagógica, os jovens soldados vem recebendo a aprovação de todos os segmentos sociais da Cidade, e principalmente de seus pais, que veem na Instituição, um importante ponto de ponto de apoio, no complemento da educação de seus filhos adolescentes.

Os Guardas Mirim, são também supervisionados, bimestralmente, nas escolas, onde além de acompanhar o comportamento do soldado, uma equipe de apoio faz a verificação das notas e do aproveitamento curricular, de cada aluno da corporação.

No aniversário da Cidade, no ano passado, além de participar dos desfiles cívicos, a Guarda Irom Inácio de Brito, apresentou também a sua da Banda de Música, sendo calorosamente aplaudida de pé, pelas milhares de pessoas que prestigiavam o evento.

Famosos pela disciplina, bem como, pelos cuidados pessoais ao se apresentarem, os jovens soldados já ultrapassaram as fronteiras do município de Nerópolis, não sendo raros os convites para participarem de eventos cívicos em outras cidades desta região.




Num acontecimento social na década de 1950, Iron Inácio de Brito, O Patrono da Guarda.




Turma de 1992, sob o comando de Luciana Silva




Numa pose com Dr. Paulin e o Secretário Antonio Naves, guardas após ação na saúde pública.




Aquí, formandos de 1992



Grupo atual, na festa do aniversário e Jaranápolis, 2012




Ainda em Jaranápolis



Professor Anotnio Coelho. Competencia e muita dedicação a serviço dos jovens soldados
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com