Publicado em: 28/06/2013
SENHOR APRÍGIO. O ADEUS DE UM GRANDE LÍDER.
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Foi sepultado no dia de ontem, 27 de junho, aos 93 anos, um dos mais antigos pioneiros de nossa Cidade, o senhor Aprígio Gomes dosSantos, que por aqui chegou no ano de 1937.

Sr. Aprígio, que foi o primeiro Porteiro de Auditório do Fórum do Tribunal de Justiça de Goiás, em Nerópolis, importante cargo de serventuário de Justiça, incumbido de cuidar do expediente na sala das audiências, bem como de efetuar pregões de abertura e encerramento destas e de praças ou hastas públicas em praças ou leilões, função que o nosso pioneiro exerceu por longos anos, com competência e honradez.

Outra importante função desempenhada pelo Senhor Aprígio, em toda a sua vida, foi a de líder espiritual, atuando como convicto seguidor das filosofias e ensinamentos de Alan Kadec, o que o tornou em uma pessoa de posições conciliadoras, amistosas e sempre voltado para trabalhos filantrópicos.

Ao lado de Guardiano Teixeira, Sr. Delfino e Sr. Raimundo Moura, Aprígio formou uma importante equipe, na década de 1950, dedicada a trabalhos de ajuda espiritual e material aos menos favorecidos, tendo o grupo de amigos ficado conhecido em quase todo o País, quando chegaram a criar um povoado denominado de Guardianópolis, onde dezenas e dezenas de famílias foram acolhidas, para receberem tratamentos espirituais e de toda ordem.

Pai extremoso, criou, ao lado de sua doce esposa, Dona Maria Luzia, numerosa família, da qual sempre se orgulhou, por ver nos filhos, muitos dos comportamentos e atitudes por ele passados.

Nos últimos anos, nosso Líder se dedicava aos trabalhos junto ao Centro Espírita Luz Trabalho dos Humildes, onde era sempre procurado por dezenas de pessoas em busca de conselhos e atendimentos diversos, e ainda ao Lar São Vicente de Paula, popularmente conhecido como Abrigo dos Velhos.

O sepultamento, que se deu em forte clima de emoção, arrastou enorme multidão, e contou com a presença e as honrarias de seus irmãos de maçonaria, culminando com exaustivos aplausos de todos os presentes, no momento em que a urna do velho e muito amado líder espiritual, foi baixada à sepultura.




Dona Maria Luzia e Sr. Aprígio. Um casal dedicado a filantropia



Num Jornal de 1958, ensinamentos doutrinários do Sr. Aprígio.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com