Publicado em: 05/09/2013
VANDALISMO, DEPREDAÇÃO E ROUBO NO CEMITÉRIO DE NERÓPOLIS
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Inúmeras famílias têm procurado a “Nerópolis In Foco”, para manifestar sua indignação, com o que eles chamam de falta de respeito para com a memória de seus antepassados, sepultados no Cemitério São João Batista de nossa Cidade.

Nos últimos meses, talvez pela falta da câmera de segurança da região, que ficou desligada por um bom período, uma série de ataques a túmulos aconteceu, provavelmente, no período noturno, naquele Campo Santo.

Numa rápida visita ao local, pudemos constatar a falta de placas metálicas de identificação nos túmulos, a retirada de imagens de santos e outros símbolos religiosos. Na certa, tais objetos foram levados por ladrões, para serem vendidos em ferro velho ou, mesmo, para alguma fábrica clandestina.

Em outros casos, flagramos situações de repudiantes depredações, onde túmulos aparecem semidestruídos, principalmente faltando ladrilhos e cerâmicas e placas de mármore. Neste caso, existe ainda a hipótese de que as peças possam ter sido roubadas por encomenda, ou para fazer reposição de outras construções, em que os interessados não conseguem encontrar tais peças no mercado, principalmente de ladrilhos mais antigas.

Felizmente a câmera da vizinhança do cemitério já voltou a funcionar, o que pode trazer maior segurança. Mesmo assim, algumas destas pessoas que nos procuraram, informaram que pretendem buscar explicações e, até mesmo, apoio da Secretaria de Ação Urbana do Município, para que atos tão constrangedores como estes, não voltem a acontecer.




Aqui o desrespeito não poupou nem mesmo a cruz de Cristo



Simbolos e placas de chumbo roubados



Na lápide atacada, nem mesmo a identificação do falecido foi poupada



Nenhum metal sobrou neste túmulo



Em condições normais, este seria o visual de todos os sepulcros



Nestes, a busca foi por azulejos e pisos



As placas de mármore, também são levadas por inescrupulos ladrões
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com