Publicado em: 11/08/2014
"SUPERLUA" SE MOSTROU ESPLENDOROSA NOS CEUS DE NERÓPOLIS
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Neste domingo dia 10 de agosto, pudemos vivenciar a maravilha de observar a Lua Cheia, que esteve na distância mais próxima da Terra neste ano, mostrando o belo astro no maior tamanho e com brilho muito mais intenso de todo o ano de 2014.

A claridade, por volta das 18:10 hs, atingiu tamanha luminosidade, que no campo de futebol da Pousada Cerrado, por exemplo, na região norte da Cidade, podia-se até improvisar uma partida de futebol.

Quem não viu, vai ficar na vontade. Porém a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva, garante que outra nova Super Lua, voltará a ocorrer em setembro de 2015, no entanto o espetáculo não atingirá a tamanha proporção deste ano e poderá até ser ofuscada, em caso de ocorrência de nuvens ou chuva.

Embora o termo “Superlua” seja usado quando a Lua entra na fase cheia, ou na nova, e o nosso satélite natural está a uma distancia de 90% a 100% do perigeu - distância em que a Lua em sua órbita fica mais próxima à Terra- uma Lua Cheia com as características da que ocorrereu em 10 de agosto, somente ocorre num intervalo de um ano, um mês e dezoito dias, ou 413 dias, e proporciona a visão mais bonita da Lua no ano.

A Super Lua anterior ocorreu em 23 de junho de 2013, e a próxima ocorrerá em 27-28 de setembro de 2015, dependendo da localização do observador em nosso planeta.

Para nós, o fenômeno ocorrerá em 27 de setembro, coincidentemente, também num domingo. Uma Super Lua proporciona uma bela visão no céu e não causa qualquer efeito catastrófico na Terra. As marés aumentam alguns centímetros.

Há que se tomar cuidado quando diversos horários citados na mídia são comparados. Muitas vezes eles trazem informações diferentes, de difícil percepção aos leigos. Por exemplo, uns fornecem o horário em que a Lua passa pelo perigeu, outros fornecem o ápice da fase cheia, outros , horários aproximados em que ela torna-se visível no céu local.

De acordo com o sítio “Universe Today”, a Lua passará pelo perigeu às 17h44min UT (tempo universal). Para Brasília e os locais que seguem seu fuso horário, UT-3, o perigeu da Lua ocorrerá às 14h44min, horário local; para locais com fuso horário UT-4, como Cuiabá e a maioria das cidades de Mato Groso, a Lua estará mais próxima da Terra às 13h44min.

Para Rio Branco e regiões com o fuso horário UT-5, o perigeu ocorrerá às 12h44min. Nesses horários ela não será observada, mas o efeito persistirá quando ela se levantar ao escurecer do domingo, do lado leste, oposto ao por do Sol.

Em Cuiabá ela começará a surgir no horizonte em torno de 17h40min, mas, levará mais algum tempo a estar mais alto no céu e possa ser observada. Há pouca variação no horário para as demais cidades de Mato Grosso. Próxima ao horizonte (solo) a Lua nos parece - mas não é - maior do que quando ela está mais alta no céu, num fenômeno denominado de “ilusão da Lua”. Imagina-se que isso ocorra porque próxima ao solo podemos compará-la com objetos tais como árvores e construções Para quem gosta de fotografia esse será um momento ideal para usar seu equipamento, completou a Astronoma Telma Cenira Couto da Silva.









 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com