Publicado em: 20/09/2014
AÉCIO CRESCE DOIS PONTOS, DILMA SOBE MAIS UM E MARINA CAI TRÊS, DIZ DATAFOLHA DE ONTEM
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, segue na liderança da corrida eleitoral, e a vantagem sobre a candidata do PSB, Marina Silva, subiu de três para sete pontos percentuais.

A petista tem 37% das intenções de voto, com crescimento de um ponto percentual em relação à última sondagem divulgada no dia 10. Já a candidata do PSB, Marina Silva, apresentou queda de 33% para 30%, enquanto o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) subiu de 15% para 17%. Votos brancos e nulos somam 6%. Entre os entrevistados, 7% não sabem em quem vão votar. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

É a segunda semana seguida em que Marina perde eleitorado. Se considerada a pesquisa de 3 de setembro, Marina caiu quatro pontos, Aécio cresceu três e Dilma oscilou com 2 pontos para cima. Sob ataque dos adversários, a candidata Marina Silva também vê sua rejeição crescer entre os eleitores e, pela primeira vez, supera numericamente a rejeição a Aécio. Marina entrou na disputa, segundo pesquisa de 15 de agosto, com 11% de rejeição. Na pesquisa divulgada hoje, tem 22%, um ponto a mais que Aécio, que no levantamento anterior tinha 23%. Dilma lidera a rejeição, com 33%, mesmo patamar anterior.





Veja Também


Em uma simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, as duas aparecem tecnicamente empatadas. A candidata do PSB tem 46%, e a do PT, 44%. Na semana passada, Marina, com 47%, e Dilma, com 43%, também estavam tecnicamente empatadas. Em um segundo cenário de segundo turno com Dilma e Aécio, a presidente se manteve com 49% e o tucano subiu de 38% para 39%. Em um terceiro cenário, com Marina e Aécio disputando um eventual segundo turno, a candidata do PSB caiu de 54% para 49%, e o tucano subiu de 30% para 35% das intenções de votos.

O Norte do País é a região onde Dilma tem maior vantagem no primeiro turno, com 49% contra 28% de Marina e 9% de Aécio. No Nordeste, Dilma tem o mesmo percentual, mas Marina mantém um eleitorado maior, com 32%, e Aécio tem 8%. No Sudeste, Dilma caiu quatro pontos, ficando com 32%. Isso a deixa em empate técnico com Marina, que tem 28%, mesmo percentual da pesquisa anterior. Na região, Aécio tem 20%, tendo oscilado dois pontos para cima.

No Centro-Oeste, Marina e Dilma estão empatadas tecnicamente. A pessebista oscilou um ponto para cima, ficando com 32%, e Dilma caiu 3 pontos, registrando 31%. Já Aécio tem sua performance mais alta, com 23%. Na região Sul, Dilma se manteve com 35%, Marina caiu três pontos e ficou com 25%, enquanto Aécio oscilou dois para cima e ficou com 22%.

De acordo com a “Folha”, Marina perdeu eleitorado entre as mulheres, caindo de 33% das intenções de voto para 29%. Aécio cresceu entre os que têm ensino superior, subindo de 22% para 27%. Dilma cresceu quatro pontos entre os eleitores de 25 a 34 anos, chegando a 37%.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com