Publicado em: 06/12/2014
FESURV FORMA PRIMEIRA E ÚNICA TURMA DE DIREITO EM NERÓPOLIS
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Depois de uma invejável conquista, bem no início do Governo de Gil Tavares, com a busca de uma Universidade para Nerópolis, vimos o sonho se desmoronar, única e exclusivamente por culpa de nossos governantes. Primeiro o próprio Gil Tavares, que faltou com todos os compromissos assumidos para com a importante Entidade. Depois foi a vez de Fabiano que, ao tomar posse, acredito que, por pura inexperiência, não deu a importância necessária para manter aqui a renomada Universidade.

E foi uma pena. Um prejuízo irreparável. Estamos na região metropolitana de Goiânia, uma cidade tranquila que teve tudo nas mãos, para se tornar uma Cidade Universitária.

Imaginem quantos empregos conquistaríamos, quando tivéssemos aqui, milhares de estudantes de todo o País? Quantas famílias de melhor poder aquisitivo se mudariam para cá, acompanhando os seus jovens filhos universitários? Sim, estamos falamos de milhares de estudantes, pois a FESURV, Fundação Universidade de Rio Verde, não é uma simples Faculdade. Inúmeros são os cursos por ela ministratados.

Apenas para lamentarmos juntos, lembramos que a Universidade aqui desprezada, foi valorizada pelo Prefeito de Aparecida de Goiânia, que lhe dedicou uma invejável sede, onde já está aplicando vestibular para o curso de medicina.

Como não adianta chorar o leite derramado, abrimos espaço para fazer uma merecida homenagem aos nossos “heróis da resistência” que conseguiram, com muita determinação, superar os desprezos de nossas autoridades, concluíndo o Curso de Direito, neste final de ano.

Nesta homenagem, transcrevemos abaixo, parte do emocionado discurso da formanda Wilka Silverio, na solenidade de colação de grau.

Mas voltando ao sonho, a cinco anos atrás, surgiu a oportunidade nesta cidade, de alguns retornar ao ciclo para completá-lo, outros a oportunidade de crescer e cursar o tão sonhado Curso superior, este sonho ganhou forma, ganhou identidade, e então começamos de fato a caminhada que nos trouxe até aqui.

Tantas dúvidas, incertezas fizeram parte desse trajeto. Alguns tinham duvidas cruéis de: “Como vamos boicotar a aula do professor Altamiro? Ou simplesmente “ hoje a aula será na chácara da Wilka, vamos comer macarrão!” rsrsrsrs, Brincadeirinha.

Mas, na realidade as dúvidas eram muito mais complexas. Em alguns momentos pensamos em desistir, por problemas pessoais, por duvidarmos se o Direito era mesmo o que queríamos, ou se a Universidade iria continuar aqui, conosco, pois foram tantos rumores, que havia dia que não sabíamos onde iríamos ter aula, não havia mais um lugar certo para continuarmos nossos estudos. Quantos amigos realmente desistiram, não acreditaram em si mesmo ou por conseqüência de uma fatalidade, esse sonho lhe foi tirado. Quantos espinhos encontramos pelo caminho, alguns deles pareciam que nos impediriam de prosseguir... mas não! Não nos impediram! Estamos aqui hoje! Somos vencedores, e isso... ah, isso é um presente, uma dádiva dos céus!

Essa formatura da turma de Direito do 1º semestre de 2014 é única, pois entre trancos e barrancos, sem teto ou sem prédio como dizíamos, conseguimos chegar ao final, com a compreensão e carinho de nossos mestres. Neste momento que é de tanta alegria, me parece que nem é real, esse sonho nos traz à memória tantas coisas. É como se passasse um filme em nossas mentes.

E nesse filme, temos ao nosso lado, nossos pais, avos, esposos, filhos irmãos, enfim nossas famílias, que exerceram um papel muito importante em tudo isso que vivemos. Aqueles que aqui estão, e também aqueles, que não por vontade ou permissão do Pai, não puderam estar, mas que também sonharam conosco.
As amizades que fizemos, representaram um refrigério para essa árdua caminhada, que sequer podemos mensurar. Acredito que permanecerá sempre viva nos corações de cada um de nós, por que não foi feita da noite ara o dia, foi feita com compreensão, amor, solidez. Tivemos ensinamentos não só para uma profissão gloriosa, mas ensinamentos de vida, o que nos fizeram um ser humano melhor.

Deus, o Justo Juiz, e Seu filho Jesus, o advogado fiel, nos abençoou poderosamente, e nos permitiu chamar, hoje, esse sonho de realidade. Muitos outros desafios virão, mas sabemos que a fé move montanhas, e uma delas, hoje, lançamos ao chão!

Por tudo isso, meus caros colegas, baseada nas sábias palavras que um dia li de um professor universitário, espero que nós, mais do que juristas, sejamos pensadores e transformadores. Mais do que conhecedores da lei, sejamos questionadores e cumpridores dela. Mais do que reprodutores da realidade, possamos ser construtores de um novo Brasil que não está nos livros que lemos.

Não nos esqueçamos do que disse Sócrates a respeito da arte do dever-ser:
"Os que acham que a MORTE é o maior de todos os males é porque não refletiram sobre os males que a INJUSTIÇA pode causar.” (Sócrates)

Por isso, permitam-se pensar um novo Direito. A humanidade precisa da nossa coragem. Que nosso caminho seja iluminado para que possamos cumprir, na parte que nos cabe, essa missão tão importante. Afinal, nos sonhos continuam, e lembrem-se sempre obstáculos virão, fácil não será, mas quem disse que precisa ser basta ser possível. Assim como esse que acabamos de realizar, pela oportunidade de vir até nós a qual não a dispensamos.

Valeu a pena, valeu eu digo Amigos do Direito! Por que é assim que os considero. E por isso, sejamos fortes e corajosos, para encararmos tudo o que vier adiante!

E para terminar, peço licença a estimada e mais doce plateia que já existiu em qualquer colação de grau, para deixar a vcs, meus nobres amigos, que agora são aplicadores do Direito, as singelas mas profundas palavras de uma grande escritora: Maria Angélica Horbylon Prado.

"Neste momento inesquecível, a alegria de ver o sonho se tornar realidade se funde à dor da separação daqueles que , mais que colegas, foram o apoio, a motivação, o “entrave” e o incentivo em tantos momentos. As alegrias e frustrações compartilhadas ao longo da nossa caminha se unem num só sentimento de conquista coletiva, afinal, esta vitória é mérito de todos nós. Sucesso a todos.” E que Deus os abençoe!”
























>










 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com