Publicado em: 25/08/2015
SANTIAGO VOLTA A BRILHAR NO IRONMAN, VENCENDO EM MACEIÓ
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Com quase 2,0 km de natação pela praia de Pajuçara, 90km de pedaladas pela Al 101 sul, e 21km de corrida entre Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, Santiago Ascenço mostrou, mais uma vez, muita resistência ao completar a prova com o tempo mais baixo entre os cerca de 1.100 atletas.

Santiago, sempre apontado como um dos favoritos em todas as últimas provas que vem participando, carrega em sua bagagem mais de mais de vinte anos de experiência e diversas conquistas, entre elas, o título de campeão do Iroman Brasil 70.3 disputado em Goiânia no ano de 2009, o tricampeonato do Troféu Brasil de Triathlon e a vitória do GP Extreme.

Depois de uma largada difícil, quando os homens da elite caíram na água, para enfrentar as ondas da bela praia da Pajuçara, Santiago, que tem neste quesito os maiores obstáculos, teve que se desdobrar para chegar nos líderes da prova.

Marcus Fernandes liderou a primeira fase, seguido de perto por Igor Amorelli e Chicão Ferreira. Fernando Toldi veio logo depois. Santiago Ascenço pegou a suaa bike 4 minutos depois dos líderes, com a difícil missão de buscar a ponta. Ao seu lado estava Felipe Manente.

Fernandes e Amorelli deixaram Chicão para trás, buscando abrir vantagem dos demais atletas. Mais atrás, Santiago apertava o passo para tirar a diferença, que hora aumentava, hora diminuía. No fim do ciclismo, os líderes aumentaram um pouco mais a vantagem sobre Santiago, que nesta altura passou para mais de 5 minutos

Marcus foi penalizado e Igor saiu para correr na frente que na sequência cedeu lugar para Fernandes.

Na última volta, Santiago alcançou Fernandes, conquistando a margem que precisava para vencer o Challenge Maceió 2015, deixando Marcus em segundo. Chicão Ferreira foi o terceiro, seguido de Fernando Toldi e Felipe Manente, que completaram o pódio. Igor Amorelli foi até o fim e cruzou a linha em sexto, deixando Edmilson Pereira em 7º, Bonieck Clemente em 8º e Frank Silvestrin em 9º.

Na disputa feminina, a brasileira Carol Furriela liderou a natação, com April Gellatly (EUA) e Emma Pallant (GBR) pouco atrás. Rapidamente, a norte-americana assumiu a ponta no ciclismo, construindo uma boa vantagem sobre as competidoras.

No final dos 90 km, April liderava com ampla margem, mas Emma e Furriela corriam forte atrás. Na corrida, Pallant assumiu a ponta na metade da segunda volta, quando os termômetros já batiam 35 graus. Tudo indicava que Pallant venceria a prova, mas ela sentiu o calor intenso e desmaiou nos quilômetros finais, cena que não foi vista por Furriela, que já havia ultrapassado April.

Santiago já tem presença confirmada na prova de Miami, que será disputada em outubro próximo, quando enfrentará as maiores feras da modalidade de todo o mundo.

Muitos brasileiros já começaram a organizar as suas viagens para o evento, entre eles muitos goianos, que na certa contará com alguns apaixonados neropolinos.




Muita festa na chegada triunfal



Na hora da corrida, não teve para ninguém



Pedaladas fortes manteve o campeão nas primeiras colocações



No final, o pódio esperado



Carol Furriela. A grande fera da disputa feminina
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com