Publicado em: 27/10/2015
FAPEG Apoia 3º Seminário Nacional do Bambu a Ser Realizado em Goiânia
Por Edson Lima
Nerópolis - GO


Goiânia recebe, entre os dias 27 e 30 de outubro, pessoas de todo o Brasil e do mundo que integram a cadeia produtiva e de valor social do bambu para a terceira edição do Seminário Nacional do Bambu (SNB). O evento é uma realização da Rede Brasileira do Bambu (RBB) e vem se consolidando como referência nacional na difusão do conhecimento técnico-científico e de práticas inovadoras na aplicação da planta. O seminário é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que tem o neropolino Rodrigo Zanni em sua composição, por meio da Chamada Pública nº 02/2015 de propostas para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, no Estado de Goiás. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) também participa da promoção do evento junto com outras instituições.

A abertura será realizada na quarta-feira, dia 28, às 8h30, com palestra magna do arquiteto colombiano Simon Vélez, personalidade de renome internacional pelas edificações com bambu. Outro destaque será a homenagem ao engenheiro e pesquisador brasileiro Antônio Salgado, um dos pioneiros da pesquisa com bambu no País. A palestra de encerramento ficará por conta do arquiteto estadunidense David Sands, integrante do projeto Bamboo Living. O seminário será realizado simultaneamente ao Congresso de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza, em Goiânia.

O 3º Seminário Nacional tratará de temas amplos, desde botânica, plantio e manejo do bambu até as normas técnicas de utilização da matéria-prima na construção. Um dos desafios em pauta é a propagação do plantio sistemático da planta, tendo em vista que sem uma produção regular é impossível ampliar o uso do material. Também serão alvo das sessões temáticas as possibilidades múltiplas de aplicação da planta, numa abordagem ampla e multidisciplinar de questões ambientais, socioeconômicas e tecnológicas.

Programação

Na programação estão previstas a divulgação de pesquisas científicas realizadas nos últimos cinco anos pelos pesquisadores nacionais; a aprovação do regulamento e a eleição da Diretoria efetiva da Rede Brasileira do Bambu; a discussão da Lei 12.484/2011 - Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB), em face do Código Florestal Brasileiro; e a discussão do Memorando de Entendimento Brasil e China (MCTI - MOST) em Ciência, Tecnologia e Inovação na área de desenvolvimento em bambu.

Os participantes também debaterão o projeto de normas técnicas para o emprego do bambu na construção civil no Brasil e haverá a apresentação de trabalhos técnicos e científicos nas diversas áreas de estudo e aplicação da planta, especialmente sobre propagação, plantio e manejo. No último dia do evento, sexta-feira, dia 30, serão realizadas visitas técnicas a plantações de bambu de espécies nativas e plantadas, nos municípios goianos de Araçu e Taquaral de Goiás.

De nossa Cidade, será certa a participação da AMICAP - Associação Ecológica, Filantrópica e Cultural dos Amigos do Capivara, que aproveita a oportunidade para convidar a seus associados a marcarem presença neste importante Evento, que na certa trará informações de grande valia para o nosso meio ambiente e, em especial, estará mostrando meios de utilização desta fabulosa e barata matéria prima, tão usada em países asiáticos e mesmo na américa latina, mas quase desconhecida em nosso meio.




Nas estruturas residenciais, o bambu representa facilidade e economia



Tapumes, cercas e divisórias ficam mais charmosas



Terceiro Seminário Nacional



Nos grandes eventos, o bambu vem conquistando espaços



Mesmo nos trabalhos mais complexos...



Muita beleza e praticidadde



Rodrigo Zani. Nossa maior missão na FAPEG é garantir apoio às instituições que apresentam projetos auto sustentáveis.

 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com