Publicado em: 02/03/2016
ADEUS TAIDÃO. HOJE A VIOLA CHOROU DE VERDADE!
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Quem teve o privilégio de conhecer e conviver com o Ataíde Tratorista, o Taidão da Viola, jamais vai esquecer daquele homem simples e ao mesmo tempo muito carismático, que marcou importante espaço entre nossa gente.

Homen alto e muito forte, sempre com seu chapéu na cabeça, Taidão metia respeito por onde passava. Com seu semblante fechado de homem sério, parecia, à primeira vista, uma pessoa rude, com cara de poucos amigos.

Mas as aparências enganavam, e muito. Bastava expressar as primeiras palavras, mesmo com sua voz muito forte, que logo tínhamos a certeza de estar frente a uma pessoa humilde e muito especial, pela suavidade de seu olhar e a delicadeza despejada em cada frase, sempre respeitosa, ao seu interlocutor.

Ataíde trabalhou em muitas profissões, mas ficou mais conhecido como tratorista, por sua incomparável disposição e garra, para atravessar turnos de até quatorze horas manobrando um trator, muitas vezes madrugada adentro.

Por falar em madrugada, esta nunca fora sua madrasta. Pelo contrário, Taidão a tinha como um de seus amores. Foram as madrugadas que o consagrou como o melhor violeiro de nossa região, quando juntava amigos boêmios como ele que, juntos cantando, ou apenas tietando-o, aproveitavam a magia das longas noites e intermináveis madrugadas, regadas a uma gelada cerveja, com repiques de uma boa pinga.

Nos meados da década de 1980, Taidão montou para uma de suas filhas, um boteco na região central da Cidade. O Bar era simples e pequeno, porém aconchegante. Uma das atrações era a beleza e a simpatia da proprietária, que além de muito jovem e atenciosa, detinha uma beleza ímpar. Mas a atração principal era mesmo o Taidão que, mesmo depois de uma longa jornada diária sobre um trator, nunca faltava com sua viola afinada e sua incrível voz, que se confundia com a de Tião Carreiro, aquele da dupla com Pardinho.

Assim, as madrugadas neropolinas tiveram mais motivos para se encher de uma sonoridade inesquecível durante bons anos. Nas noites daquele bar passavam e muitas vezes ficavam, os grandes violeiros, cantadores e apreciadores da música de Taidão, como Ildo Baiano, Toizinho da Vila Rica, Santinha, Vivaldão, Vitor Piaza e muitos outros artistas populares. Entre os apreciadores nunca faltava o Klaré, que também dava seu show com emocionadas declamações, ao som de viola, Cumpade Ení, Nego Gondim, Edson Lima, Eurípedes Play Boy e muitos outros, que depois de “algumas” dedicavam-se a repetir em couro e em altos brados, um “choooora viola!”.

Eu, particularmente, tive a oportunidade de conviver com Taidão, em muitas oportunidades. Quando jovem, enfrentamos juntos, às vezes no mesmo trieiro, madrugadas frias ou chuvosas, operando nossos tratores, que na época eram quase os únicos da região. Mais tarde, já formado em direito, pude matar as saudades do velho amigo de longas datas, tietando sua voz, novamente nas longas madrugadas, quando Taidão nunca se esquecia de me dedicar um solo do Hino Nacional, magicamente executado em uma única corda de sua viola.

Pai rígido, porém amoroso, Taidão, apesar de seresteiro, levou uma vida dedicada ao trabalho e à família, dando exemplos de honestidade e boa convivência, tendo conquistado amigos em todas as classes sociais.

Com a morte precoce da filha, aquela dona do Bar, Taidão se entristeceu para sempre. Na verdade, aquela dor terrível começou a matá-lo, bem devagarinho. Às vezes nem consigo entender como ele conseguiu sobreviver tanto tempo, com tamanho sofrimento.

Agora o nosso Violeiro descansou. Foi rever a filha amada. Sem dúvidas de que ele será recebido por Klaré, Ildo, Nego Gondim, Vitor Piaza, Renato e até mesmo por Tião Carreiro, para um pagode que romperá infinitas madrugadas e que, na certa, fará chorar de inveja, a sua velha viola, que aqui ficou.




Trabalho, viola e familia. Assim viveu Taidão



Nego Gondim, Santinha, e muitos outros, no Bar do Taidão



Taidão pontilhava a viola, Klaré declamava. E as noites ficavam pequenas
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com