Publicado em: 09/08/2016
Monumento da imigração japonesa: uma linda história que precisa ser contada.
Por Oswandir Jr.
Nerópolis - GO

Quem, como eu, cresceu nos jardins da Praça São Benedito se lembra do monumento à imigração japonesa em nossa cidade. Ficava imponente na parte superior da praça, ao lado da igreja matriz. Tratava-se de uma placa em bonito anteparo de concreto rodeado de volumosos galhos de "coroa de cristo". Ficava no alto em uma ondulação que ia de um canto a outro da praça.

Era um belo monumento que fazia memória a uma página muito bonita de nossa história, que foi a chegada dos imigrantes japoneses que por aqui aportaram na década de 30. A ocasião do descerramento da placa, comemorava-se o cinquentenário deste evento, na década de 80.

Pois bem, muitos não sabem, mas o monumento ainda está na praça. Não no vistoso lugar que estava e nem cercado por belas plantas que era. As sucessivas reformas, relegaram a este estandarte, um canto inexpressivo que faz com que a maioria das pessoas que lêem este texto, não teem noção do que se trata.

Mais triste ainda é saber que o mal-tratado monumento é o único que honra nossa rica história. Nos faltam outros monumentos como à imigração italiana, a inauguração da loja maçônica (comum em outras cidades), rotary club, enfim.

Que bom seria aliar os nossos espaços públicos, com obras artísticas que nos remetam a eventos históricos, que marcaram a nossa cidade e a nossa identidade.




No ano de 1954, com a presença do embaixador japones, festa dos 25 anos da imigração



Já no ano de 1984, a festa foi do Cinquentenário, com a inauguração do Monumento na Praça e contou com a presença de um Cônsul Japonês



Aqui o Monumento que homenageou as centanas de personalidades imgrantes, que tanto contribuiram com o nosso progresso



Embora hoje abandonado, a homenagem persiste.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com