Publicado em: 06/09/2016
CARREIRINHA: 288 VOTOS NA ELEIÇÃO DE 2012. SERIAM VOTOS DE PROTESTOS?
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Pobre, quase analfabeto, sem nenhum grupo ou mesmo uma única pessoa de melhor condição financeira ou social para bancar a sua aventura, o retirante Waldemir Pereira de Souza, o Carrreirinha, se jogou na política da última eleição para vereador e acabou surpreendendo, ao conseguir mais votos de que muitos e muitos elementos de classe média/alta do Município.

É comum sermos surpreendidos, Brasil afora, por candidatos improváveis que, de repente, chegam ao topo da lista dos eleitos. No entanto, quase todos eles são conhecidos de alguma forma. Uns são artista, jogadores de futebol, locutores de programas sensacionalistas, de rádio ou televisão e até já tivemos um Cacique e um palhaço, campeões de votos no Congresso Nacional. Mas, assim do nada, fica difícil de entender.

Talvez a simplicidade, aliada à sua disposição de ajudar, seja o seu grande trunfo. Vindo do norte, Carreirinha conhece milhares de pessoas oriundas do Pará e Maranhão, que o procuram sempre que surge uma necessidade. O diálogo fica fácil entre eles, pois Carreirinha fala, come, anda e até respira como todos eles. Assim, não é nenhum exagero chamá-lo de uma espécie de “embaixador dos nortistas” em Nerópolis.

Muito desenvolto, Carreirinha angariou amigos na Policia, no Hospital da Cidade, na maioria das repartições públicas, e até mesmo entre fazendeiros, comerciantes e industriais da região. Assim, é comum encontrá-lo nestas áreas, em qualquer época do ano, conduzindo algum conterrâneo, em busca de solução de algum problema.

Nos últimos quatro anos, uma de suas interessantes façanhas foi a de regularizar a situação eleitoral, de centenas de eleitores nortistas que, mesmo aqui residindo, há anos, nunca haviam votado. Carreirinha pagou as multas de todos eles com recursos de seu pequeno salário, transferindo seus títulos para Nerópolis.

Trabalhando durante o dia em serviços braçais, o incansável candidato, que também faz passeios com cachorros no final da tarde, por alguns trocados, sempre saiu de casa em casa, no período noturno, vendendo meias, cuecas e pen drives, para defender mais um dinheirinho e, ao mesmo tempo, pedir votos para a próxima eleição.

Foi assim que Carreirinha obteve mais votos de que o Vereador Edson Garrita, na última eleição. Por uma questão de legenda ele não foi eleito, mas o seu otimismo não diminuiu em nada. Dentro de sua simplicidade, acredita piamente que, desta vez, vai dar tudo certo.

Por aqui existe um certo descontentamento com alguns de nossos vereadores, que são taxados de dizer amém, para tudo que vem da Prefeitura. Muitos reclamam da atual Câmara, que elegeu vários vereadores na oposição e hoje apenas o Vereador Nenzão se mantem firme, na condição de fiscalizar os atos do executivo.

O momento é confuso para os políticos de carreira. Depois de tantas denúncias contra elementos do PT, do PMDB, do DEM e do PSDB, isto para falar apenas dos grandes, o povo anda desanimado e descrente nas palavras dos políticos profissionais. Talvez resida aí, a chance de personagens tão improváveis como Carreirinha, surgirem no cenário dos eleitos. E se isto acontecer? Seria mesmo apenas protesto? Ou será também que o trabalho do humilde retirante, teria sido reconhecido?




Pau para toda obra, Carreirinha ataca também de artesão



Mesmo com sua calça "cotó", como dizem no norte, ele enfrenta trabalhos pesados no campo



Agora , na versão candidato



Pra defender mais uns trocados, Carreirinha enfrenta até passeios, com cachorrros bravos.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com