Publicado em: 04/10/2016
GIL TAVARES VENCE FABIANO, NUMA DAS MAIS EMOCIONANTES DISPUTAS ELEITORAIS, DOS ÚLTIMOS ANOS
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Emoção é o tempero com que o eleitorado neropolino já está acostumado. Isto, desde o primeiro pleito, no ano de 1948, quando João Guerra derrotou o candidato favorito, Dr Manoel Marine, pela diferença de apenas um voto.

Os nervos voltaram a ficar a flor da pele, em 1968, com a vitória improvável de Zé Moço, do MDB contra Dimas Pires da ARENA, no auge da ditadura militar, quando se registrou a tentativa de suicídio de Dimas, após a passagem da maior carreata que o Município presenciou até então, culminando com uma intervenção policial, que proibiu os ganhadores de comemorar a vitória.

Na eleição de 2012, a emoção ficou por conta da surpresa do então desconhecido Fabiano da Saneago, que derrotou o popularíssimo Prefeito Gil Tavares, numa batalha que passou a ser cantada em verso e prosa, como a luta de “Davi contra Golias”.

No pleito deste ano, os nervos voltaram a ficar sensíveis por se tratar de uma revanche, com a cidade divida quase meio a meio entre as duas coligações. A luta foi ferrenha, mas o clima foi de muita paz, marcado pela criatividade dos organizadores das campanhas e pelo espírito quase moleque dos partidários de cada lado.

A única ação que destoou, foi a péssima ideia de alguns malfeitores, estamos certos de que sem a aprovação do Prefeito, de imprimir e distribuir pela Cidade, um panfleto atacando a honra de Gil Tavares e de alguns de seus eleitores.

Mas a campanha em si, foi sem dúvidas uma das mais divertidas de todos os tempos. O que não faltou foi disposição e, também, a criatividade de ambas as partes, fazendo com que a disputa se constituísse em uma grande festa.

A Equipe de Fabiano tirou proveito de uma suposta crítica feita por Gil, ao compará-lo a um jacaré, em uma de suas fotos no lago e transformou o réptil em seu mascote da campanha, fato que agradou a seus correligionários.
Entre algumas das boas tiradas, apareceu a frase “Jacarezaço” fazendo alusão ao Maracanaço, palavra criada pela crônica uruguaia, quando sagraram-se campeões da Copa do Mundo em 1950, vencendo o Brasil em pleno Maracanã, na presença de 200 mil torcedores.
Para combater o jacarezaço, que começava a ganhar força, a Equipe de Gil Tavares lançou o “jacaré com caganeira” música em ritmo nordestino/embolada, muito engraçada, que iniciava dizendo: “Não adianta jacaré se aperriar...” .Foi sucesso repentino na boca dos 10.

Do outro lado voltou o sucesso de 2012, também no ritmo embolada/nordestina, cantando: O açougueiro é 45, o pedreiro é 45, advogado é 45...e 45 eu vou votar” . A resposta foi imediata. Os marqueteiros de Gil lançaram no mesmo tom e ritmo: “O açougueiro não é bobo, o pedreiro não é bobo, o advogado não é bobo... e o povo não é bobo de votar mais em você”. Já no final, uma moda mais atrevida caiu no gosto dos eleitores do Gil, Numa melodia bem dançante que tinha como couro o “é taca!, é taca!, é taca! é taca! é taca!!!”.

As carreatas foram outra atração à parte. Já no inicio da campanha elas começaram a acontecer até mesmo numa simples reunião localizada. A febre foi aumentando, os foguetes pipocando por todos os cantos, até culminar com os gigantescos desfiles do encerramento das campanhas.

Fabiano colocou mais de mil carros nas ruas, no dia 30 de setembro, assustando muita gente e enchendo de esperanças a jacaresada. No outro dia foi a vez de Gil entupir a Cidade com quase três mil carros pelas ruas, batendo o record de toda a história política de nosso Município, acabando de vez, com qualquer esperança dos adversários.

Foi tudo muito lindo. Nunca Nerópolis se divertiu tanto em uma campanha política. Sei que, como nós, muitos já estão com saudades destes dias tão festivos e emocionantes que culminaram com aquela festa alucinante na Praça São Benedito, na noite de domingo.

E o resultado? Este não foi surpresa para os candidatos, que vinham acompanhando semanalmente as variações, através de pesquisas. Sabemos que Gil iniciou com mais de 20% , baixou para 17% nas últimas semanas e cravou 15% na véspera da eleição.

A “Nerópolis In Foco”, teve informações destes resultados, através de amigos próximos a Gil Tavares, mas assumiu o compromisso de não divulgar. Acreditamos que assim foi melhor, pois apesar de aumentar a angústia dos eleitores dos dois lados, manteve quente o clima festivo, com disputa acirrada.
Temos de aplaudir o comportamento sereno e equilibrado de Fabiano, Wendel, Gil Tavares e Dr. Luiz. De Gil Tavares, em especial, por ter sabido suportar, com muita grandeza e equilíbrio, as agressões que lhe foram brutalmente impostas no repulsivo panfleto.

Miller Prado sabia da impossibilidade de se meter na briga dos gigantes, mas, sem desespero, manteve também uma campanha equilibrada, o que contribuiu com o clima tranquilo do pleito.

O tempo passa rápido. Logo, logo 2020 estará chegando. Fabiano é jovem, fez uma boa administração e na certa deverá encarar Dr. Luiz, ou outro candidato, numa nova disputa, que esperamos seja tão intensa e divertida, como a que acabamos de vivenciar.




Mesmo sem a presença de artistas, ou qualquer tipo de atração, os comícios foram sempre lotados



Fabiano também levou muitos adeptos, apaixonados, aos seus encontros



Praça repleta de loucos pelo 10, na comemoração da vitória



Bares, ruas e todos os espaços ficaram pequenos para tanta alegria e tanta gente.



Carreata de Gil Tavares levou quase tres mil veículos, pelas ruas da Cidade.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com