Publicado em: 02/03/2017
LEONARDO GOULART. NEROPOLINO ENTRA EM REDE NACIONAL, COMO CONVIDADO DA BANDNEWS, NO EPISÓDIO DA TENTATIVA DE PRISÃO DE UMA CEGA, COM SEU CÃO GUIA NA PRAIA
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Uma turista gaúcha passou por um constrangimento ao frequentar uma praia, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, na última semana. De acordo com o jornal Zero Hora, Olga Souza, de 57 anos, é cega e estava com o seu cão-guia, Darwin, quando uma banhista se sentiu incomodada com a presença do animal e chamou a polícia. Um dos policiais chegou a ameaçar levar a mulher presa. O caso só foi resolvido quando um outro policial confirmou que ela tem o direito de estar acompanhada do cão-guia em qualquer situação.

Professora, Olga conta com o auxilio do cão-guia desde o ano passado. O animal, da raça flat coated retriever, foi treinado no Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú. Ela contou que frequenta o local durante as férias e que já havia passado por problemas, mas nunca nessa proporção.

"Expliquei à senhora que estava incomodada que era um cão-guia. Ele não ficou solto em nenhum momento", contou ela. Olga disse ainda que falou para os policiais que a presença do animal em locais públicos ou privados é amparada por lei, mas um dos policiais chegou a ameaçá-la de prisão.

Um deles disse que o cão-guia não deveria ser usado em situações de lazer. O que me causou constrangimento foi o fato de questionarem o meu direito", disse ela, que precisou entrar em contato com os instrutores de cães do IFC para resolver o problema.

Comandante do 12º Batalhão da PM, em Balneário Camboriú, afirmou que houve um mal-entendido e que vai incluir palestras sobre a legislação no treinamento dos agentes.

Em reportagem sobre o episódio, nesta manhã do dia 02 de março, a TV Bandeirantes, em cadeia com a BandNews, que manda as suas imagens para todo o mundo, teve como convidado, para melhor explicar os direitos da professora, o neropolino Leonardo Goulart, formado no curso superior de geografia e hoje concursado do Instituto Federal de Educação de Goiás.

Leonardo encontra- se agora no Instituto Federal de Santa Catarina, onde se especializou na doma de cães de guia, com o objetivo de trazer para Goiás esta importante novidade, que será implantada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás.












 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com