Publicado em: 26/03/2018
TRABALHADOR DE NERÓPOLIS MORRE COM DENGUE HEMORRAGICA
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

O senhor Juraci dos Santos, de 37 anos, casado, pai de dois filhos, que residia no região sul de nossa Cidade, no Setor Nova Cidade, foi diagnosticado, no sábado último, com dengue hemorrágica, vindo a falecer, já na madrugada de domingo.

O corpo de Juraci foi transportado para o interior do Piauí, onde já foi sepultado.

A rapidez da morte de Juraci trouxe grande preocupação para todos os seus amigos e vizinhos, que sempre vinham na vítima uma pessoa forte e muito disposta.

Visando trazer algumas informações úteis aos nossos leitores, buscamos informações na publicação do Clinico Geral Dr. Arthur Frazão, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como se segue:

Sintomas da dengue hemorrágica



Os sintomas da dengue hemorrágica são inicialmente os mesmos da dengue comum, no entanto, após cerca de 3 dias, surgem sinais de hemorragias, tais como:

· Pintinhas vermelhas na pele
· Sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestinos
· Vômitos persistentes;
· Dor abdominal intensa;
· Pele fria e úmida;
· Boca seca e sensação constante de sede;
· Olhos vermelhos;
· Pulso fraco e rápido.

?Caso haja suspeita de se estar com dengue é recomendado ir ao médico o mais rápido possível para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Diagnóstico da dengue hemorrágica



O diagnóstico da dengue hemorrágica pode ser feito através da observação dos sintomas da doença, mas para confirmá-lo o médico pode pedir alguns exames de diagnóstico como exame de sangue e a prova do laço, que é feita através da observação de mais de 20 pintinhas vermelhas num quadrado de 2,5 x 2,5 cm, após 5 minutos do braço amarrado, como mostra a segunda imagem.

Como tratar a dengue hemorrágica



O tratamento da dengue hemorrágica deve ser orientado por um clínico geral e, normalmente, é feito no hospital para facilitar o tratamento com remédios diretamente na veia. No entanto, dependendo da gravidade do caso, o tratamento também pode ser feito em casa.

Normalmente, o tratamento deve ser iniciado nas primeiras 24 horas após o surgimento e sangramentos com o uso de injeções de soro diretamente na veia, oxigênio e transfusões de sangue.

O ministério da saúde recomenda evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, como AAS e os anti-inflamatórios como o Brufen, em caso de suspeita de dengue.




Cuidados com o mosquito da dengue. A única forma de evitar a doença.



Manchas e perda de sangue, são os sintomas visíveis da grave doença.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com