Publicado em: 21/06/2018
"NEROPOLIS IN FOCO" NAVEGA PELO MAR BÁLTICO
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Acompanhada de um grupo de amigos neropolinos, a Diretoria da Revista Neropolisinfoco, aventurou-se por terras mais distantes nesta última empreitada, visitando os países da região norte da Europa, onde o frio, no inverno, pode chegar a temperaturas muito abaixo de zero. No entanto, o verão conta com muito sol e a temperatura chega a ultrapassar os vinte e cinco graus, durante o dia.

O cruzeiro teve início na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, uma metrópole que engloba mais de dois milhões de habitantes, mas que manteve intacta a sua estrutura urbana da região central, que remonta do século XVI.

Muito conhecida no passado pela fabricação dos famosos caminhões Scania e Volvo, a Suécia é destaque, hoje, na produção de aviões de guerra, tanques e submarinos.

Boa comida, pessoas cultas e educadas, ruas limpas e seguras, garantem aos turistas, que somam mais de um milhão por ano, um passeio indescritível pelo centro da cidade, onde palácios, museus, igrejas pontes e corredores de lazer, vão sendo descobertos a cada passo.

A moeda usada é a Coroa Sueca, que vale cinquenta centavos de um real. Assim, os preços dos táxis, passeios e refeições, acabam ficando um pouco menos assustador que quando se paga em euro.

A primeira parada se dá no porto de Helsinque, capital da Finlândia, onde situa-se a fábrica da Nokia e de outras grandes marcas no ramo da tecnologia. O país nórdico ocupa a primeira posição no World Happiness Report, espécie de Relatório Mundial da Felicidade, divulgado pela ONU em (14/03/2018).
É também na Finlândia que fica a região da Lapônia onde, segunda a lenda, é a terra do Papai Noel, bem ali no polo norte.
O transporte coletivo está entre os melhores do mundo, sendo servido por ônibus, trens e barcos, que se integram em vários pontos da cidade. Está em franco andamento, o projeto que dispensará, totalmente, o uso de carros por toda a cidade, até o ano de 2025.
Com uma população voltada para a cultura, Helsinque está recheada de teatros, museus, galerias de artes, monumentos históricos e livrarias. O País destaca-se, também, por ter o seu sistema de ensino colocado em primeiro lugar em todo o mundo, o menor índice de mortalidade infantil e uma invejável segurança. pública.

No terceiro dia embarcados, chegamos a São Petersburgo, na Rússia, a mais visitada cidade do país, que recebe cerca de seis milhões de turistas por ano. Com sua moeda, o Rublo, valendo seis vezes menos que o nosso real, os preços dos bares e restaurantes, museus e passeios ficam muito convidativos para os brasileiros.

Bem na praça central fica o Errmitage, um dos maiores museus do mundo, com um acervo de mais de três milhões de peças, em dez enormes prédios, entre eles, o Palácio habitado por Czares, há mais de dois séculos.

Fica também em São Petersburgo o famoso Palácio de Peterhof, construído em 1730, pelo Czar Pedro “O Grande”, que com seus imensos jardins e fontes, tornou-se um dos mais impressionantes de nosso planeta, sendo tombado como patrimônio da humanidade, pela UNESCO.

Tallin, Capital da Estônia, foi a nossa última parada, antes do retorno a Estocolmo. Com um centro antigo totalmente preservado, a cidade de Tallin, de 450 mil habitantes, detém o maior acervo de construções medievais de toda a Europa, com edificações que remontam ao ano de 1219.

Mas a surpresa não para por aí, é lá também que se concentra o maior número de startups, (empresas de tecnologia em fases iniciais), o que lhe rendeu o apelido de “Vale do Silício da Europa”. Foi justamente ali que se produziu o famoso comunicador Skype, e muitos outros.

Tomar um chopp gelado, ou quem sabe um chocolate quente, na praça central de Tallin, cercado de belezas arquitetônicas inigualáveis, numa manhã de verão, ao som de orquestras que, durante todo o dia se revezam, em esplendidas apresentações, é sem dúvidas, uma experiência inesquecível.




Estocolmo Suécia. Uma das mais importantes capitais de toda a Europa



Portão da cidade murada, totalmente preservado



Calçadões limpos e tranquilos



Pelas inúmeras Ruas de Lazer, pode-se encontrar os melhores restaurantes e belas lojas



Helsinque, capital da Finlândia, a primeira parada do cruzeiro.



Aqui também o patrimônio histórico é tratado com seriedade



Em Helsinque a natureza entrelaça ao passado



Uma bela visão noturna da capital da Finlândia



São Petersburgo - Rússia. A cidade que mais recebe turistas no país.



Na praça principal o folclore oferece a oportunidade para o turista dançar com uma Czarina



No interior do Museu Ermitage, o luxo aliiado à arte, leva o visitante a um mundo de sonhos



Apesar do frio ambiente, o sol no rosto pode atrapalhar ver as belezas do Peterhof, o mais encantador de todos os palácios



TALLIN. Capital da Estônia. A mais preservada capital medieval do mundo.



Igreja Católica Ortodoxa Russa em Tallin. Herança dos tempos da União Soviética.



Na Praça Central, o verão fica mais aquecido com apresentações de orquestras que encantam os turistas nos bares lotados do entorno.



Por todas as ruas, presença dos interessantes bares, suspensos em deques de madeira.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com