Publicado em: 26/03/2013
CENTRO DE CONVIVÊNCIA JUVENIL
Por Edson Lima
Nerópolis - GO

Embora funcionando de forma precária, instalado nas ruínas do antigo Grupo Escolar Rui Barbosa, com rachaduras nas paredes, goteiras, instalações elétricas e sanitárias em péssimo estado de conservação, o CECONJ de Nerópolis, vêm apresentando ótimos resultados.

Criado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, o importantíssimo Projeto foi entregue a própria sorte, e só sobrevive pela dedicação e obstinação de seu corpo de professores e funcionários, bem como de alguns abnegados colaboradores.

Funcionando na modalidade de escola aberta, a entidade oferece vagas para alunos da rede pública e membros da comunidade local, sejam eles crianças, jovens, adultos, idosos ou portadores de necessidades especiais.

Focada no aprendizado de qualidade, a Escola busca empreender uma educação integral, destacando valores como a cidadania, a inclusão social, respeito às diferenças, ocupação do tempo ocioso de forma prazerosa e produtiva e, até mesmo, criando condições e incentivando o cidadão ao empreendedorismo.

Entre as oficinas disponibilizadas no CECONJ Rui Barbosa, destacam-se as de informática básica, karatê, pintura em tela, cursinho preparatório para a Prova Brasil (IDEB), reforço escolar para alunos do 3º ano, preparatórios para o ENEM, vestibulares e concursos, matemática financeira, inclusão digital, inglês e até yoga.

Sem merenda escolar e sem verbas para quaisquer tipos de despesas, esta Entidade busca heroicamente, através de seu corpo docente, meios junto à comunidade para a sobrevivência do Projeto. Assim, são realizados jantares, bingos e visitas ao comércio e residências locais, na busca de doações, não sendo raras as oportunidades em que arcam com tais despesas com dinheiro de seus próprios bolsos.

O professor de Karatê Valdi Pereira e a auxiliar de secretaria Divina Aparecida, recebem uma ajuda de custo do Deputado Estadual, Túlio Isac, um benfeitor de nossa Comunidade. As aulas de Yoga são ministradas pela Professora Neusa Maria Gomes, outra benfeitora que nada cobra por seus importantíssimos trabalhos.

Os professores fornecidos pelo Estado, e que atuam como oficineiros, são especialistas na área acadêmica, não possuindo formação específica para os cursos profissionalizantes ali ministrados, fato que dificulta ainda mais a realização dos projetos, deixando de atender as grandes demandas, como os cursos de cabeleireiros, corte e costura, inglês e violão, que por isso, encontram-se desativados.

Vale destacar que vários ex alunos do Projeto já montaram os seus próprios negócios, baseados nos conhecimentos ali adquiridos. Outros tantos já conseguiram ser aprovados em concursos e vestibulares, o que lhes garantiram a inserção no mercado de trabalho, com sensível melhora socioeconômica.

A Direção do CECONJ, hoje comandado pela Diretora Solange Penha de Souza, tendo Denilda Maria de Jesus como Vice, Rosalina Rodrigues de Moura Nascimento, Secretária, e pelas Coordenadoras Pedagógicas Ivana Xavier e Arlete Rodrigues, estiveram no Gabinete do Prefeito Fabiano, quando falaram de suas lutas e realizações, oportunidade em que receberam do Dirigente do Município, a promessa de estudar, com carinho, uma proposta de apoio ao importante segmento.

Independente do apoio, ou não, do Sr. Prefeito, entendemos que todos nós da comunidade neropolina podemos, de alguma forma, seja como voluntário, ou com alguma contribuição financeira, ou com materiais, passar a participar desta importante e indispensável obra social, que vem garantindo apoio a nossos jovens.
 
PUBLICIDADE

>>> Outras Noticias <<<
Nerópolis in Foco  
Nerópolis In Foco. (62) 99917-2379
edson.neropolis@gmail.com